Blog Action Day 2008 - Poverty / Pobreza

Wednesday, October 15, 2008

Blog Action Day (Dia de Ação nos Blogs) é um evento anual não-lucrativo que tem como objetivo unir os blogueiros, podcasters e videocasters do mundo todo para postarem sobre o mesmo assunto no mesmo dia. Nosso objetivo é gerar uma discussão global em que as opiniões e idéias de milhares de pessoas diferentes enfoquem um único tópico. E o tema desse ano é a pobreza.

"Pobreza, circunstância econômica na qual uma pessoa carece dos recursos básicos para satisfazer as mínimas necessidades de assistência médica, alimentação, moradia, vestuário e educação. Condição na qual a falta desses recursos prejudica ou impossibilita a subsistência dos mesmos". (Wikipédia)

Não dava pra deixar de participar do Blog Action Day 2008. Por mais que eu ainda pense (algumas vezes só!!) que tenho em mim todos os problemas do mundo, não dá pra não parar e prestar atenção nas milhares de pessoas que passam fome no mundo inteiro. Não dá pra deixar de pensar que a pobreza está diretamente relacionada com a saúde e que a erradicação das doenças depende necessariamente da erradicação da pobreza.

Não tem jeito: não dá pra cuidar de alguém com remédios se não mudar o estilo de vida da pessoa, retirar a causa do problema. E essa causa, em quase 100% das vezes, é a falta de condições, a falta de uma água potável e limpa pra beber, ao banheiro que está fora de casa e se constitui apenas em um buraco bem fundo, que vai contaminar os lençóis freáticos, sem falar no tanto de bicho que vai ter ali só pelo fato de ser aberto e estar acumulado... É a  falta de uma comida nutritiva para comer, é a falta da higiene, é a falta de educação.

Ou seja, é um emaranhado de problemas, um verdadeiro ciclo onde seus componentes (fome, baixa educação, reduzida esperança de vida, doenças, elevada criminalidade, desemprego, carência de água potável, saneamento básico e electricidade, instabilidade política e guerras, imigração ilegal, exclusão social, existência de sem-abrigo, exploração e tráfico de pessoas, prostituição, consumo de álcool e drogas, entre tantos outros) se tornam consequências e causa do mesmo problema. Um problema que assusta pela velocidade com que vem crescendo e pelo descaso com o qual é tratado.

Lembro que quando era "mais criança", eu sempre me incomodava com um poema em particular, que sempre me fez refletir, tanto sobre as mazelas do mundo, quanto sobre o meu papel na mudança dessas mazelas e melhoria das condições de vida das pessoas:

O BICHO
(Manuel Bandeira)

Vi ontem um bicho
na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.”

Talvez por isso a vontade de fazer a diferença, mesmo sem saber por onde começar. Para cada problema existe uma oportunidade. A luta contra a pobreza e a desigualdade deve ser um compromisso coletivo e prioritário, para que cada homem e cada mulher possam viver em paz e liberdade e usufruam de direitos fundamentais numa sociedade mais justa e solidária.

  
No site do ActionAid encontrei um vídeo de Andrea Bocceli e Laura Pausini, o videoclipe da música Dare to Live, que utiliza a metáfora da água para mostrar que é possível fazer voltar à vida até mesmo uma planta seca no meio do deserto.Achei incrível a idéia, pois mostra que somente a coletividade e ajuda de todos nós poderá fazer com que se extermine a pobreza e as desigualdades sociais. Cada um com sua voz e seus atos de solidariedade pode ajudar a mudar a situação.   
*PS: Não vou postar o vídeo aqui, tá? Clica aqui pra assistir que vale a pena!

Depende de nós, essa é a idéia.


2 comments:

Dulce Miller October 17, 2008 at 1:25 PM  

Ficou lindo o teu post, Ju! Parabéns!!!

Beijão, que você tenha um excelente final de semana!

Anonymous October 28, 2008 at 4:27 PM  

É que nem meu professor sempre dizia, saúde não é só ausência de doença.

Saúde é: ausência de doença, bem-estar físico, mental e social.

Bem-estar social seria ter o suficiente para viver.

Muito triste saber que há no mundo pessoas sem o básico pra viver bem.

Blogagens Coletivas

  © Blogger template Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008. Modificado por Ju Pietra e Suzanna Martins

Back to TOP