Não estrague a água do planeta!

Saturday, July 12, 2008

Morar na região amazônica é algo lindo, apesar de todas as dificuldades da região. As paisagens são perfeitas, as árvores e frutos diversos e os igarapés ainda abundantes e não tão poluídos. A chuva da tarde de Belém, tão presente em nosso cotidiano nos traz a falsa idéia de que a água é algo infinito. Temos muitos rios, que estão sempre cheios por causa da chuva. A grande quantidade de água que evapora por causa do sol e do clima quente, faz com que chova praticamente todo dia, refrescando o ambiente, tornando o clima mais ameno. Como chove muito, a impressão que se tem é que o ciclo não vai acabar nunca e que água, aqui, nunca vai ser problema. Ledo engano.

O problema de se morar em um lugar quente é necessariamente a vontade de estar na água em todos os momentos. Até mesmo quando estamos no "Inverno" (que é uma espécie de verão com excesso de chuva), não tem com não querer tomar banho toda hora. Só que nessa, ninguém pára pra pensar no tanto de água do planeta que estamos desperdiçando todos os dias. A falta de ações que possam conscientizar as pessoas agrava o problema.

Dia desses, quando a minha pequenina estava alegremente cantarolando embaixo do chuveiro, coloquei a cabeça para dentro do banheiro e disse: "Filha, fecha o chuveiro, não pode estragar a água do planeta!!". Foi tão espontâneo, tão sem pensar.... Mas deu certo!! Hoje a gente brinca de "puxar a orelha" uma da outra, seja no banho, lavando as mãos, escovando os dentes ou em qualquer momento em que a água esteja saindo da torneira.

O que era apenas uma maneira engraçada de fazer a pequenina sair de baixo do chuveiro antes de virar peixe, acabou se transformando em motivo de reflexão. Já não consigo mais deixar de pensar que um dia a gente vai ficar sem água, se não procurarmos depressa uma forma de economizar. Já não consigo mais ver o desperdício como algo natural. Sei que ainda não tenho atuado de forma relevante para mudar essa situação, nem que seja só na minha casa, mas o fato de me preocupar com isso já denota uma mudança em mim. Não quero mais esperar de braços cruzados. Não quero ficar sem água pra saber com é ruim.

Por enquanto, vou apenas estragando menos a água do planeta junto com a pequenina. O que é pouco, mas com certeza ajuda muito.

2 comments:

Talita Corrêa July 14, 2008 at 8:58 AM  

Não gosto nem de imaginar qdo faltar água mesmo... Será terrível!

Bjss!

Nando Damázio July 15, 2008 at 4:16 AM  

Fico pensando, será que é mesmo possível que a água do planeta acabe ?? A água não vai e volta, não é um ciclo imutável ??

Aqui em casa é mesmo por uma questão de economia, nada de excessos com água ..
Espero de verdade que o mar não vire sertão, rs ..
Abraço, Ju !!

Blogagens Coletivas

  © Blogger template Nightingale by Ourblogtemplates.com 2008. Modificado por Ju Pietra e Suzanna Martins

Back to TOP